As universidades, bem como todo o setor do ensino superior, desempenham um papel único na encruzilhada da educação, da investigação e da inovação, para construção de economias sustentáveis e resilientes e para tornar a União Europeia (UE) mais ecológica, mais inclusiva e mais digital.
Olímpio Castilho será orador no seminário: A nova estratégia europeia para as universidades .Desafios e oportunidades para as instituições de ensino superior e para os estudantes
A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, em Braga, recebe a 22 de abril, às 18h00, um seminário sobre a nova estratégia europeia para as universidades. O evento tem entrada livre e pode também ser acompanhado online, em videoconf-colibri.zoom.us/j/81378861004. A organização está a cargo da direção do mestrado em Contabilidade da UMinho.
A estratégia europeia para as universidades visa apoiar e capacitar todas as universidades da Europa para que se adaptem à evolução das condições, prosperem e contribuam para a resiliência e a recuperação da Europa. Propõe um conjunto de ações importantes para apoiar as universidades europeias na consecução de quatro objetivos:
Reforçar a dimensão europeia do ensino superior e da investigação;
Consolidar as universidades como faróis do nosso modo de vida europeu, com ações de apoio centradas nas carreiras académicas e de investigação, na qualidade e na relevância para competências preparadas para o futuro, na diversidade, na inclusão, nas práticas democráticas, nos direitos fundamentais e nos valores académicos;
Capacitar as universidades como agentes fundamentais da mudança na dupla transição ecológica e digital;
Reforçar as universidades enquanto motores do papel e da liderança da UE a nível mundial.