Estudantes – Sessão de Esclarecimento

O capital humano é, o maior “património” que uma organização, qualquer que ela seja, tem.

Testemunhos

No que respeita aos estudantes, preocupa-nos o sentimento de isolamento em que parecem sentir-se. O recente Inquérito de Satisfação, levado a cabo pela AE ISCAP entre janeiro/fevereiro do corrente ano, e a que tivemos acesso, é disso revelador. Daí termos procurado ir ao encontro de muitas das medidas que propuseram no seu “Caderno de Medidas”.

Coo diversa vezes foi referido, “Este programa é pensado com e para as Pessoas que fazem parte do ISCAP”, os estudantes são um dos membros mais importantes desta família.

Relativamente aos estudantes, torna-se essencial manter e reforçar o diálogo permanente com a AE ISCAP, promover uma comunicação eficaz, que se traduza num espelho da excelência e inovação dos nossos estudantes, envolvendo-a nas principais decisões que afetam os alunos ou que a eles dizem respeito.

O mesmo se diga, quanto a apoios, dos grupos artísticos, como a Tuna de Contabilidade, a Tuna Feminina e o Grupo de Fados, assim como com a designada “Praxe” que, no que respeita ao ISCAP, sempre se manteve bem fora das polémicas que, infelizmente, muitas delas por esse País se viram envolvidas, reconhecendo nela uma forma que queremos saudável de integração dos alunos na comunidade Iscapiana;

Daí que os seus anseios e preocupações tenham de estar na primeira linha do nosso Programa.

Irão realizar-se, dia 26, 2 sessões de esclarecimento para os estudantes, regime diurno e regime noturno, ambas as sessões serão transmitidas por Zoom.

A 1ª sessão decorrerá no Grande Auditório do ISCAP, entre as 15H30 e as 17H. A 2ª Sessão decorrerá no mesmo auditório, entre as 19H e as 20H30.

Link das sessões: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/8068007594

No que respeita aos estudantes, pretendemos levar a cabo:
  • Manter e reforçar o diálogo permanente com a AE ISCAP, com quem sempre existiram excelentes relações, envolvendo-a nas principais decisões que afetam os alunos ou que a eles dizem respeito;
  • Apoiar as atividades dos grupos artísticos, como a Tuna de Contabilidade, a Tuna Feminina e o Grupo de Fados, assim com a designada “Praxe”;
  • Garantir a política de “Porta Aberta” a toda a comunidade, tal como aconteceu até 2018, nos sete dias da semana, entre as 07H00 e as 5H00 do dia seguinte, interrompendo apenas para operações de limpeza;
  • Procurar garantir o funcionamento da Biblioteca por um período mais alargado de tempo, como forma de fomentar a leitura e tentar minimizar o uso da Cantina para estudo no período de refeições, assim como procurar melhorar o acervo da Biblioteca, de forma a que esta possa disponibilizar a bibliografia mais atual recomendada pelos docentes;
  • Garantir que, relativamente a softwares específicos exigidos nas Unidades Curriculares, o ISCAP dispõe das respetivas licenças para utilização pelos estudantes nos computadores das salas de aula;
  • Intervir junto das autoridades competentes (designadamente a Câmara Municipal, P.S.P. e Polícia Municipal), para resolução dos problemas de mobilidade e segurança que têm vindo a ser detetados, alguns deles há já muito tempo, e sem solução até agora;
  • Procurar soluções que eliminem ou, pelo menos, atenuem as dificuldades sentidas pelos estudantes, designadamente do regime pós-laboral, quanto a atendimento;
  • Procurar reduzir os tempos de resposta às questões ou problemas colocados, o que passa pela resolução definitiva de todos os problemas criados pelo novo sistema “DOMUS” que, passado mais de um ano de introdução no ISCAP, continua fortemente desadequado à realidade da Escola, a merecer profunda alteração;
  • Procurar melhorar, em estreita colaboração com o Conselho Pedagógico, a metodologia de “avaliação contínua”, usando todas as ferramentas disponíveis, e que possam conduzir a uma melhoria dos resultados da avaliação;
  • Alterar, com efeitos imediatos, as condições de acesso à época normal de exames, no sentido de permitir que os estudantes possam livremente escolher entre realizar o exame de recurso na época normal ou na época de recurso;
  • Procurar melhor a adequação da organização dos horários dos estudantes em estágio curricular à obrigação de conciliação com a atividade letiva;
  • Procurar melhorar/adequar os serviços prestados pelo GEE, no sentido de aumentar a satisfação dos estudantes

A exigência, junto do P.PORTO, da rápida resolução dos problemas provocados pelo sistema “DOMUS”

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