Pessoal Docente – Sessão de Esclarecimento

O capital humano é, o maior “património” que uma organização, qualquer que ela seja, tem.

Testemunhos

Este programa é pensado com e para as Pessoas que fazem parte do ISCAP. As Pessoas, respeitadas na sua individualidade e na sua pluralidade, são a base do sucesso do ISCAP.

Juntamente com os restantes órgãos de gestão, designadamente o Conselho Técnico-científico e o Conselho Pedagógico, pretendemos promover a transformação institucional, o desenvolvimento e incremento das alterações nas práticas pedagógicas para a implementação do quadro do conhecimento que integre a inovação nos processos de ensino/aprendizagem e a melhoria do apoio aos estudantes.

O capital humano é, o maior “património” que uma organização, qualquer que ela seja, tem.

Daí que os seus anseios e preocupações tenham de estar na primeira linha do nosso Programa. É essencial a criação de uma cultura familiar na Escola, para a motivação e o empenho na realização das tarefas, procurando-se promover momentos de convívio entre todos.

A sessão de esclarecimento para o pessoal docente, irá ser realizada no grande auditório do ISCAP.

A sessão decorrerá dia 26 entre as 17H e as 18H30, com transmissão online por Zoom.

Link da sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/8068007594
No que respeita ao corpo docente e de investigadores, pretendemos levar a cabo:
  • A abertura gradual de concursos para as diferentes categorias da carreira, sendo que, no respeitante a promoções, de acordo com a mais recente legislação, o Decreto-Lei n.º 112/2021, de 13 de dezembro;
  • O reforço do número de investigadores previsto no Mapa de Pessoal, de acordo com a disponibilidade orçamental da Escola;
  • O cumprimento do previsto no art.º 36.º do Estatuto da Carreira quanto à possibilidade de atribuição de licenças sabáticas para investigação, envolvendo também os centros de investigação no processo de decisão;
  • O cumprimento do previsto no art.º 38.º do Estatuto da Carreira, no sentido de permitir que os professores de carreira, numa base de equilíbrio plurianual, por um tempo determinado, e com contabilização e compensação obrigatória das eventuais cargas horárias letivas excessivas, se possam dedicar, total ou parcialmente, a qualquer das componentes da atividade académica;
  • A criação de condições para a qualificação científica e pedagógica dos docentes e dos investigadores;
  • A dinamização de ações de formação para docentes em estreita colaboração com o EIPP, para a atualização de competências pedagógicas e tecnológicas;
  • Uma proposta ao Conselho Coordenador de Avaliação do Desempenho Docente do P.PORTO e, se necessário, à CADD do ISCAP, a apresentar tão logo iniciemos funções, para a adoção de medidas no sentido de que os efeitos da pandemia sejam devidamente considerados no processo de avaliação do desempenho docente em curso, eliminando as consequências negativas da forma mais adequada e justa;
  • Promover, juntamente com o Conselho Pedagógico, a avaliação da validade da metodologia de avaliação dos docentes por parte dos estudantes;
  • A melhoria das condições de trabalho, particularmente das relativas ao trabalho docente, procurando ajustar o número de alunos por turma a um número que permita a lecionação em condições que garantam a qualidade do ensino ministrado, indo até onde as condições financeiras nos permitam;
  • No que diz respeito à formação prestada à PEA, clarificar a forma de pagamento aos formadores do serviço prestado, que não pode ser em “géneros”, nem em valor que represente uma desvalorização do papel do formador;
  • A desburocratização das substituições de aulas para deslocações a congressos, conferências e outras atividades similares, sempre que o docente pretenda apresentar comunicação;

A exigência, junto do P.PORTO, da rápida resolução dos problemas provocados pelo sistema “DOMUS”, na gestão académica, que têm “infernizado” a vida dos docentes.

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